Turmas do 3º Ano E.M. - Noturno

Turmas do 3º Ano E.M. - Noturno
Projeto Consciência Negra: Conhecer para valorizar

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Projeto Consciência Negra: Conhecer para valorizar!

Alunos da 3ª Série do Ensino Médio, turno noturno, com a Professora  de Língua Portuguesa Anatilde Torres


IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

TEMA: CONSCIÊNCIA NEGRA CONHECER PARA VALORIZAR
TEMPO DE EXECUÇÃO: 20 DIAS
CULMINÂNCIA: DIA 20 DE NOVEMBRO – DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA
CARACTERÍSTICA: PROJETO INTERDISCIPLINAR, ENVOLVENDO LÍNGUA PORTUGUESA,LITERATURA E ARTE
ALUNOS ENVOLVIDOS: 3º ANO DO ENSINO MÉDIO  TURMAS  A  e  B 
TURNO: NOTURNO
PROFESSORA ORIENTADORA: ANATILDE TORRES SILVA

Este é um trabalho realizado pelos alunos do 3º ano do ensino médio, do turno noturno da Escola Coração de Jesus, sob a orientação e coordenação da  professora de língua portuguesa e  literatura, Anatilde Torres Silva. A abordagem desta temática, “Vinte de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra”,fez-se necessário  por entender  a importância da mão de obra negra na construção do Brasil e por reconhecer a grande contribuição dos africanos na formação da  língua portuguesa. O projeto visa o resgate da herança africana, cuja história fora esquecida e ignorada ao longo do tempo, espera-se que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
Sabe-se que do período da colonização para cá, muita coisa mudou, muitas conquistas foram alcançadas pelo negro, mas,  ainda há muito o que ser feito,portanto,é interessante refletir sobre a discriminação racial e estimular valores e comportamentos de respeito, solidariedade e tolerância
 Não se pode falar do dia Vinte de novembro:Dia Nacional da Consciência Negra,  sem falar de Zumbi, líder máximo do Quilombo de Palmares assassinado em 20 de novembro de 1695. O Dia da consciência Negra é em homenagem a ele, pois foi nesta data que Zumbi foi traído por um de seus principais comandantes, Antônio Soares, que trocou sua liberdade pela revelação do esconderijo do guerreiro, Zumbi foi então torturado e capturado. Jorge Velho matou o rei Zumbi e o decapitou, levando sua cabeça até a Praça do Carmo, na cidade de Recife, onde ficou exposta por anos seguidos até sua completa decomposição.
 O projeto iniciou na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos fizeram observações diretas no entorno familiar; Pesquisas em revistas, livros, jornais e textos eletrônicos’’ hiper textos’’. A partir daí, entraram em contato com músicas e danças da cultura africana como o samba, a batucada e a capoeira;
Elaboraram um vídeo com a  trajetória  do negro no Brasil;Produziram  poesias; Slides com negros que se tornaram importantes no Brasil e no mundo;Leram,interpretaram e encenaram  o poema O Navio Negreiro,de Castro Alves;Apreciaram o filme O xadrez das cores,a partir do qual redigiram textos dissertativos;Confeccionaram cartazes – recorte, pintura e colagem - com fotos  que tratam da diversidade étnica brasileira e a cultura do negro;Confeccionaram ainda  um mural com palavras da língua portuguesa que são de origem africana;Realizaram um desfile para escolha da Beleza Negra da Escola Coração de Jesus; a comemoração foi a base de feijoada prato típico das senzalas.


Professora Edna auxiliando a Associação de Capoeira Local a divulgar seu trabalho

Professor e Poeta Gilbetto Barros
Gestão e Coordenação dando apoio ao evento






Desfile: Ressaltando a Beleza Negra da escola

Desfile: Ressaltando a Beleza Negra da escola

A música



A comunidade local veio prestigiar




Apresentação do Navio Negreiro


Feijoada no final da Culminância do Projeto




Professora Anatilde Torres com acadêmicos da UEMA, Eline Pinheiro e Jailson Gomes

26 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Trabalhar com Projeto é algo muito prazeroso para mim...simplesmente maravilhoso,mesmo com todo o trabalho que dá,este sobre o Dia Nacional da Consciência Negra,cujo o tema é Consciência Negra:conhecer para valorizar,foi muito exaustivo,porém,muito gratificante,tudo foi muito bem trabalhado,cada aluno deu o máximo de si,cada sábado e feriado passado dentro da escola valeu a pena.Os alunos estão indo embora,mas levam a certeza de que são capazes de realizarem belas coisas.Beijos meus aluno sejam felizes!! professora Anatilde

    ResponderExcluir
  3. Maria da Concêção da Silva Alves1 de dezembro de 2012 às 12:25

    Foi muito bom trabalhar esse projeto junto com todos meus colegas e minha professora Anatilde. Assim,como todos aprendi muito a respeito do negro e todo o seu sofrimento na quela época espero que todos que tenham tido o privilégio de nos ver declamando o navio negreiro. Tenham gostado, queremos chamar a atenção da sociedade de que o negro também merece ser tratado com dignidade e valor. Negro é gente!

    ResponderExcluir
  4. Gostei do projeto, a professora responsável pelo mesmo e os alunos que participaram estão de parabéns. Achei muito interessante tudo o que foi desenvolvido na noite do encerramento, sei que deve ter tido muitas dificuldades para poderem chegar a esse objetivo. Mas sei que todos aprenderam muito e terão mais um item na bagagem, nesse anos de aprendizagem nesta escola. Enfim, parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o projeto. o negro no brasil ainda hoje sofre com o preconceito de ambas partes. No futebol já vimos casos de racismo, jogadores sendo chamados de macaco, ou torcedores atirando bananas.
    Hoje em dia está melhorando, as universidades já oferecem para negros, mas ainda é pouco.
    Devemos lembrar que o negro merece ser tradado com respeito pois ele também é humano.

    ResponderExcluir
  6. MARIA DE FÁTIMA DE ALCÃNTARA 07/12/2012 Foi uma otima iniciativa a realização desse projeto, porque nos levou a refletir e ao mesmo tempo valorizar a cultura e a raça negra em geral. movimentos como estes deveriam acontecer com mais frequência para que os negros possam cada vez mais ocupar um espaço melhor na sociedade o que lhe é de direito. É uma pena que infelizmente o precondceito nao vai acabar 100% , mas projetos como esse com certeza ajudarão muito na concientização da sociedade.

    ResponderExcluir
  7. MUITO LEGAL ESSE PROJETO

    ResponderExcluir
  8. Foi bacana aí! Nós aprendemos muito nesse colégio aqui...

    ResponderExcluir
  9. O negro também merece ser tratado com dignidade e valor.
    Negro é gente,deve ser valorizado como todos os que fazem parte da nossa sociedade,pois eles tambem tem conhecimentos pra ensinar a sociedade,o negro no brasil ainda hoje sofre com o preconceito, de todas as partes ate mesmo de outras pessoas de sua mesma cor.pro negro antes era muito dificil entrar na faculdade mais depois de muitas lutas,projetos,as coisas estão melhorando hoje as cotas ja estão dividas entre os negro e branco.
    Uma otima ideia fazer um projeto que incentive as pessoas a lhe dar melhor em relação aos negros pois também são humanos e merecem respeito......
    keyla santos nascimento (tst)

    ResponderExcluir
  10. esse projeto é muito bacana,porque estar ensentivando as pessoas a da valor a se mesmo, a nao se importar com que os outros dizem, muita pessoas sofrem preconceito, no brasil mesmo acontece esses tipo de crime:pessoas que sofrem esse tipo de preconceito empregada domestica, garis,pedreiro e etc. mais graças a Deus grandes projetos tem muito ajudado a essas pessoas a se concientizar e a da mais valor porque somos todos iguais perante Deus......08/12/12..francisca silva morai

    ResponderExcluir
  11. Achei muito interessante o trabalho. Nestes casos possamos ver o quando a nossa cultura ao logo da história ainda tem muita influencia sobre os dias de hoje em nosso país. Aprendemos mas um pouco sobre os negros no Brasil e a sua importância,
    O que posso perceber que durante as apresentações com dança desfiles e musicas e teatrais não este no local, mas posso nota o quando os alunos se envolveram com esse evento espero que eles levem isso para a sociedade.
    E aproveitou para conhecer um pouco mais da história dos povos afro-descendentes, por meio da exposição dos trabalhos e das apresentações, que a cada encenação, destacavam uma parte da história e da cultura Afro.
    Parabéns a todos...

    ResponderExcluir
  12. O projeto é fantastico,as vezes me pergunto eu nao sei porque ate hoje existe preconceito contra o negro.As pessoas esquece que o negro é ser humano,o negro é visto por maus olhos,nao tem tanto oportunidades como o branco,isso deveria ter acabado a muito tempo,o negro tem tambem sim seu papel fundamental na sociedade,alias todos nos somos flho de DEUS!!

    ResponderExcluir
  13. O projeto é muito bacana,as pessoas nao dao tanto valor ao negro.
    esquecem que os negros tambem,faz parte da nossa sociedade,nao sei porque ainda hoje existe tanto preconceito contra o negro.alias todos nos fomos filho de DEUS,e esse preconceito deveria ter acabado a muito tempo,e esperamos que isso tenha um fim e que o povo branco respeite o negro como asi mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante à iniciativa de todos que participaram do projeto, isso faz como que o povo Brasileiro tenha consciência que o Negro também deve ter seu espaço em toda sociedade, e que a luta democrática, unida e livre de preconceitos é necessário para o desenvolvimento da nação. O Racismo ainda é a forma mais clara de descriminação no Brasil, por isso deveremos bater na mesma tecla sempre ,o negro é ser humano e merece respeito de todos, e acima de tudo conscientizar as pessoas que a cor da pele não interfere na capacidade e nem no caráter .Não ao preconceito, Não ao Racismo, Sim ao Respeito pelo Próximo independente a cor ,a Raça ou Classe Social.
    Larissa Amorim da Silva (TST)

    ResponderExcluir
  15. O nosso país não pode sofrer com esses tipos de atos mau intencionados, e com esses projeto em vigor, sem sombra de dúvidas em futuro bem próximo não estaremos mais com essa deficiência, o Brasil é assim feito de raça, cores religiões e culturas diferentes, nosso país é mestiço e independentemente da cor foi assim que o construímos. Afinal de contas o Brasil é um país de todos.
    MARCIEL ALVES (TST)

    ResponderExcluir
  16. No Brasil sabemos que a desigualdade é extrema,e a mais marcante provavelmente seja a que se refere a condição do negro em nossa sociedade.Pois o negro até hoje sofre com a descriminação eo preconceito,a exclusão do negro no ciclo social sempre esteve e ainda está presente em nossa atualidade,mesmo com a decretação da "Lei Áurea" que foi em 1888.
    Estão de parabens pela a iniciativa,sou negra e mais do que ninguem agradeço,pois sofro preconceito,e temos que acabar e concientizar a todos que somos gente e não bichos.OBRIGADA!
    GABRIELA AMORIM (TST)

    ResponderExcluir
  17. o espaço do negro na sociedade vem sendo alcançado gradualmente, hoje os nossos governantes precisam debater mais leis de incentivo à inserção da classe negra junto à sociedade, é inaceitável em pleno século XXI este comportamento por parte das pessoas ditas "civilizadas". O preconceito precisa ser combatido com leis mais rigorosas.

    ResponderExcluir
  18. a sociedade não pode e nem deve aceitar em pleno seculo XXI este tipo de comportamento, o racismo precisa ser combatido com leis mais rigorosas, os nossos governantes precisam elaborar mais projetos aonde possam introduzir pessoas negras no mercado de trabalho, em que todos tenham direitos e salários iguais .
    racismo é uma palavra que precisa ser esterminada do nosso país e de todo o mundo.

    ResponderExcluir
  19. a discriminação racial tem sido um dos pontos mais discutidos pela esfera governamental nos ultimos anos, porém, as dificuldades do negro adentrar ao mercado de trabalho ainda são imensas, tendo em vista que mesmo ocupando a mesma posição que uma pessoa branca ele ainda assim tem o seu salario menor,efetuando a mesma função. Enquanto as pessoas não compreenderem que somos todos irmãos, viveremos para sempre em um mundo desigual.
    Antonio Veras

    ResponderExcluir
  20. O dia da Consciência Negra também põe em pauta a importância de discutir a temática negra na escola. A inclusão de assuntos ligados à África e ao povo negro na educação formal é uma das estratégias para reconhecer a presença desse grupo na história do Brasil - os negros correspondem a 6,8% da população brasileira segundo o IBGE, mas os chamados "pardos" chegam a um número próximo da metade da população brasileira. Não à toa, escolas e instituições diversas já reconhecem a importância de trabalhar a cultura negra em seu dia a dia.
    Precisamos de mais projetos assim para poder levar mais conhecimento a sociedade sobre a cultura negra. Sucesso!

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo evento organizado pelos Alunos da 3ª Série do Ensino Médio, turno noturno, com a Professora de Língua Portuguesa Anatilde Torres. Após da uma boa olhadinha nas fotos e o quanto foi as brilhantes apresentações sobre a Consciência Negra, Durante as apresentações foram lembradas as importantes contribuições dos negros para a cultura e história brasileira, bem como a histórica situação de abandono político e descriminação da raça nos vários setores da sociedade e sua consequente luta pelo fim do preconceito e direito à verdadeira inserção na sociedade por meio de uma educação pública de qualidade. Nesse sentido, a escola promoveu um importante debate sobre a Lei de Cotas Raciais com uma Mesa Redonda envolvendo alunos e professores levantando abordagens e comentários sobre a natureza das ações afirmativas. foram apresentadas ainda danças e teatros com dramatizações de cenas do cotidiano envolvendo situações de discriminação e preconceito racial.
    Parabéns a escola e a professora pela iniciativa e ao próprio aluno em reconhecer-se ou identificar-se como negro, ou simplesmente combater o preconceito racial.

    ResponderExcluir
  22. Gostei muito do projeto ,apesar que hoje em dia o negro ainda sofre grandes preconceitos na sociedades a qual deveriam ser tratados de modo igual aqueles que são iguais. Pode-se dizer que se tem uma discriminação quando aqueles que deveriam ser tratados de modo igual, com base em critérios comumente aceitos nos países civilizados, são tratados de modo desigual.O tipo de preconceito mais frequente em nosso país é o racial ....Raiza Campelo Almeida da Cruz 11-12-2012

    ResponderExcluir
  23. Esse projeto foi uma importante iniciativa da escola através da educadora Anatilde. Mostrando que deve-se manter viva as discussões sobre temas como esse.Incentivando os alunos a reconhecer o valor da cultura negra e a repensar alguns valores impostos pela sociedade preconceituosa que esmaga e fere os direitos de pessoas que são consideradas "diferentes" pela cor de sua pele.A professora, alunos e coordenação estão de parabéns pelo projeto que serve de exemplo e incentivo para os demais formadores de opinião existentes em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  24. Esse projeto foi muito importante para nós alunos e acredito que para todos que estavam presentes, pois nos mostrou a importância de reconhecermos os valores de cada pessoa negra, que é tão importante e capaz com as demais de outras raças, porém continua sendo muito injustiçada.

    ResponderExcluir
  25. Essa galera esta de parabens, estão fazendo um otimo trabelho< Essa escola e muito bacana!!!

    ResponderExcluir
  26. Essa galera esta de prarabens, nos propocionam a apreder varias coisas legais, que nos ajuda no dia a dia, Obrigado galera continuem sempre assim!!!!

    ResponderExcluir